sexta-feira, 11 de junho de 2021

Como Escrever sua História (DESENVOLVIMENTO) - Diretrizes

 


Olá, como vão todos? Como nos aproximamos da nova etapa do curso, defini as diretrizes para esse modulo.

Elas seguem abaixo:

Desde já gostaria de reforçar algumas regras:

Atitude Social

Qualquer ofensa ou comentário agressivo será recebido com expulsão. Não haverá negociação ou desculpas, apenas uma notificação seguida de exclusão do indivíduo.

Criticas e revisões

É aqui que eu peço, não levem as críticas para o lado pessoal. Geralmente aponto acertos e erros e sempre tenho uma explicação para tal apontamento. As críticas sempre serão individuais e pessoais, completamente privadas. Ninguém além de mim ou de quem estiver analisando seu texto verá a crítica. Todos são bem-vindos para participar das aulas e das discussões, pagando ou não, e até sugerir ou escrever posts para contribuir. Nesse primeiro momento, todas as atividades serão corrigidas/vistas por mim.

O que essa etapa se propõe?

Será uma mistura de desafio de escrita diário com algumas sugestões de escrita. Funcionará da seguinte forma:

Desafio dos 100 dias: Passaremos os próximos três meses escrevendo todo dia para criarmos uma rotina e assim, nos acostumarmos a escrever sempre. O primeiro mês será difícil para quem não tem a prática, entretanto, esse é o único jeito de construirmos uma história da forma mais rápida, que é escrevendo. O indicado é usarmos nossos cadernos de escrita ou um lugar, ou plataforma e colocarmos lá todo dia nossa escrita. 

Metas: Iremos firmar metas para durante esses três meses. No meu caso, decidi escrever todos os dias durante uma hora e no mínimo 1000 palavras por dia, porque essa é minha média por hora. Se você tiver dificuldade em seguir esse ritmo, pode firmar uma meta que seja mais adaptada a você. Pode ser algumas horas ou minutos por dia, ou pode se focar na quantidade de palavras ou paginas, o importante é guardar um momento do dia para escrever, não importa quando, o habito deve ser desenvolvido.

Sugestões de escrita: Não serão prompts e sim algumas técnicas ou observações que irão nos ajudar a avançar no desenvolvimento. Tentarei fazer posts semanais, porém apenas quando precisarmos; haverão alguns momentos onde eles não serão necessários.

Caderno de escrita: Teremos um tópico dentro da plataforma para ele ou vocês podem criar um caderno em uma outra plataforma, como blogger, tumblr, wordpress ou até uma rede social. O interessante é postar algo todo dia, porque, afinal, desenvolver o habito de escrita não está preso somente a nossas histórias. Colocarei os posts primeiro no meu caderno de escrita/estudos e depois colocarei aqui. Quem quiser seguir em tempo real: https://meucadernodeestudoscriativo.tumblr.com/, começarei antes de julho, então, quem quiser me acompanhar fique a vontade.

Sugestão de estudo:

  • Faça um diário ou caderno de relatórios.

  • Anote suas dúvidas e ideias sempre que elas apareceram. 

  • Reveja o material na etapa anterior (se for necessário). 

  • Faça sua própria pesquisa se surgir duvida ou novas ideias. 

Os assuntos

Nessa etapa nos focaremos em:

  • Planejamento completo

    • Determinaremos quais são nossos capítulo e começaremos a escrever nossa história.

  • Esboço: Vem depois do planejamento, a primeira versão da sua história.

    • É hora de reunir todas as informações do planejamento e transforma-las em histórias;

    • Vamos quebra-las em pequenos blocos de ideias > cenas, capítulos, arcos, ação e reação. 

Roteiro de estudos:

Num primeiro momento iremos focar na pré-escrita, que no geral consiste em:

  • Planejamento resumido e completo;

  • Quebrar a história e coloca-los em capítulos;

  • Desenvolver e estender nossas cenas;

  • Escrita especifica.

Considerações finais

Bem, como dito antes, o que eu pretendo fazer é escrever um livro durante um ano junto com vocês, ir passo-a-passo, sem pular etapa nenhuma e tentar deixar mais tudo o mais simples possível; entretanto, simples não quer dizer que seja menos complexo ou completo, tentarei dar atenção a todos os assuntos de forma que agregue conhecimento útil para nossa escrita criativa.

PS: O conteúdo desse post poderá mudar sem aviso prévio, este servindo para manter as regras reunidas em um só lugar.


Link do curso: https://classroom.google.com/c/MzUwNTUzNTI5NzE3?cjc=5sjrsjl


0 Comments:

Postar um comentário