domingo, 9 de maio de 2021

DICA DO DIA - Cenas, uma introdução

Hoje eu gostaria de falar sobre um assunto que é essencial para quem quer entender melhor como historias são escritas; hoje falaremos sobre cenas.

Cenas são a menor unidade que um enredo pode ter

  1. É cada uma das situações ou momentos da evolução de um enredo, pois a cena em sua unidade fundamental é uma mini-história com começo, meio e fim. 

  2. No final de uma cena é necessário que pelo menos um dos personagens tenha passado por algum tipo de mudança ou evolução.

Tipos de Cena

Existem dois tipos principais de cenas, as proativas e reativas:  

  • As cenas proativas ou de ação são aquelas em que o personagem pratica a ação;

  • As cenas reativas são quando o personagem reage à ação.

Cenas reativas geralmente acontecem quando se tem um momento de reflexão e quando vemos as consequenciais da cena de ação/proativa. Também podemos pensar nelas como “Expectativa x Resultado”, explicando que é necessário dar uma solução para uma pergunta feita anteriormente a fim de fazer a história avançar. A pergunta é feita na cena proativa, onde se cria a expectativa, e a resposta ou resultado vem na cena reativa onde conhecemos as consequências para tal ação anteriormente praticada.

Para não restar dúvida:

  • Histórias são formadas por cenas;

  • Cenas são pedaços de histórias;

  • Histórias são montadas por uma sequência de cenas, uma depois da outra, até que se forme nosso enredo.

Como escrevê-las?

É importante que nos façamos essas três perguntas:

  1. O Que, Onde e Quem

  2. Um momento (ação ou cena);

  3. Um lugar (espaço e tempo);

  4. Um personagem (protagonista).

O que acontece nesse momento, sempre nos lembrando que se a cena não faz a trama evoluir ela não é importante;

Onde a cena se passa;

Qual o personagem que essa cena tem o foco. Nem sempre a cena precisar ser com o personagem principal, mas é necessário que seja sobre ele ou que de alguma forma esse pedaço de história afete diretamente o personagem protagonista.

O que não são cenas

  • Um capítulo: É composto por várias cenas, isto é, vários pedaços do enredo geralmente escritos de forma cronológica. Sendo assim, vários capítulos compõem uma história. Entretanto, podemos criar um adendo e explicar que um capítulo pode ser composto por quantas cenas forem necessárias, uma ou mais de uma, nos mostrando que uma cena pode compor um capítulo, mas um capítulo não pode compor uma cena.

  • Um conto: É composto também por várias cenas, funcionando como um romance e apenas se diferenciando em seu tamanho.

  • Um mini-conto ou drabble: São historias compostas de 100 a 200 palavras, podendo ou não ter um final conclusivo. Como uma cena precisa de um inicio, meio e fim, um miniconto nunca poderia ser considerado uma cena, pois para uma cena o fim é necessário.

 

0 Comments:

Postar um comentário