terça-feira, 11 de maio de 2021

BETA READER - Uma introdução


A maioria de vocês já devem saber disso, mas ter um Beta Reader ou leitor critico ajuda em muito o processo da escrita de uma história. Sei que a maioria de nós pensa que deixar alguém dizer o que está certo ou não, o que precisa ser melhorado ou não, é um pouco agressivo demais. 

Você deve pensar, “Quem essa pessoa acha que é para falar assim da minha história?” e eu vos digo, essa pessoa que tirou esse tempo para avaliar sua história poderia estar fazendo qualquer outra coisa, ela poderia estar cobrando para fazer isso, mas ali ela está, de bom grado se dedicando a te ajudar com a sua história. Essa pessoa é o seu público, é aquela pessoa que representa todas as outras pessoas que poderão um dia ler suas histórias.

Agora, eu gostaria de expandir esse assunto. Porque, afinal, o que significa ser um Beta Reader? É o mesmo que ser revisor? Um corretor ortográfico ambulante? É ser um consultor para fortalecer os atos da sua história? É verificar se os personagens são condizentes com a história? Eu sinto que essa dúvida deve ser sanada aqui.

Beta reader (Leitor critico)

Ele lê sua história e dá uma opinião pessoal. Ele não corrige o texto de ninguém. Embora ele possa apontar alguma coisa aqui e li, ele não é um profissional das letras ou dos textos, ele está ali para medir como a historia é vista pelo ponto de vista do leitor final.

Preparação de texto (copy desk) 

Eu diria que é o próximo passo se você quiser um texto um pouco mais profissional, o famoso copy disk. Ele também dá uma opinião pessoal, mas ela é embasada em teorias e na experiência prática daquela pessoa. Ela verificará a estrutura narrativa, personagens e construção do mundo, te ajudando na construção do seu livro. Se ela vai verificar a ortografia, gramática ou concordância vai depender de onde você está. Se for dentro de uma editora essa preparação de texto será feita de forma completa, pois ela não somente corrigirá os erros, mas também melhorará seu texto, porem se for feita de forma autônoma, a revisão será feita a parte. 

Revisor

Geralmente esse profissional vem quando o texto está pronto para publicação, pois ele é o último passo antes de liberá-lo ao mundo. Ele deixará o texto formatado de forma correta e verificará os erros que passaram desapercebidos até essa etapa, também verificando datas, medidas e fatos que possam ser errôneos. Os autores profissionais mesmo passando por Beta Reader e preparadores de texto sempre contratam um revisor, porque quando se trata de um texto, todo cuidado sempre é pouco.

Resumindo, mesmo que você não planeje publicar algo profissionalmente, ter alguém que te ajude sempre será útil. Nem sempre você conseguirá ver sozinho todos os ângulos e sempre terá aqueles erros gramaticais que seus olhos acostumados ao seu texto próprio texto deixará passar em branco. É claro que você pode achar alguém que faça tudo isso para você, mas a verdade é que a confiança é o aspecto mais importante nesses casos. A betagem sendo amadora ou profissional exigirá tempo, paciência, confiança e uma bela mente aberta e vontade de aprender.

 

0 Comments:

Postar um comentário